O MEDO DE FALAR INGLÊS
Medo de quê? Medo de um idioma que é infinitamente mais fácil e mais prático do que o nosso? Acorde! Não há o que temer. Enfrente esse desafio e você verá com seus próprios olhos que o inglês não é, nunca foi e nunca será um bicho de sete cabeças.
É normal termos medo do desconhecido, medo do que nunca experimentamos antes, mas posso te assegurar que as melhores coisas da vida estão do outro lado do medo, inclusive falar inglês fluente. Então tudo que você precisa fazer é enfrentá-lo para ver seus sonhos realizados.
De fato, para todo ser humano, sair da zona de conforto é algo que desperta medo, mas é necessário que vença esse obstáculo que está dentro de você.
Avance para o seu alvo sem olhar para trás, sem escutar as vozes negativas de pessoas que fracassaram e daquelas que não querem que você consiga alcançar seus objetivos, pois sua conquista trará luz à incompetência delas. Você não tem que ouvir essas pessoas. Se você precisa escutar alguém, escute as pessoas que chegaram lá e aprenderam a falar inglês.
Agora pare para pensar em quantos desafios você já venceu em sua vida até chegar aqui. Tenho a mais absoluta certeza de que muitos deles foram bem maiores do que aprender um novo idioma. Posso te garantir que se você já está estudando inglês há algum tempo ou se já terminou um curso, tem um bom vocabulário e conhecimento de boa parte da gramática inglesa, você está apto a falar. Tudo que você precisa é abrir a boca e tentar se expressar de alguma forma, gaguejando, parando para pensar, traduzindo, pagando mico, não importa, mas tem que sair algo, exatamente como uma criança que está aprendendo a falar.
Este é um processo que todos inevitavelmente, mais dia, menos dia, terão que passar, pois não haverá um momento em que do nada você acordará e começará a falar inglês fluentemente. Tenha em mente que ninguém poderá fazer isso em seu lugar, portanto terá que fazer sozinho. Vença esse medo e você seguramente conseguirá se comunicar em inglês e com bastante esforço atingirá a tão sonhada fluência. E só uma questão de tempo, perseverança e consistência.
Isso explica porque muitos brasileiros que moram há anos nos EUA, e nunca estudaram inglês, falam fluentemente a língua. Essas pessoas aprenderam de ouvido, decifraram o idioma e não tiveram medo, nem vergonha de se expressar. Enquanto outras estudaram por vários anos e não conseguem sequer se apresentar para um nativo. Falar inglês é uma questão de atitude!
É importante ressaltar que, para as pessoas que nunca estudaram inglês antes e aprenderam a falar, é ainda mais difícil, uma vez que muitos sequer sabem como escrever algumas palavras e não dominam as regras gramaticais.
Sendo assim, lhe pergunto mais uma vez: se elas conseguiram sem terem estudado inglês, por que você não conseguiria estudando e se dedicando aos seus estudos?